Candeias-MG

 

Por que temos que ir à missa todo domingo?

 

Muito boa esta pergunta.

Deus, que criou o homem e a mulher e conhece bem as suas limitações, deu-lhes esta ordem: “Trabalharás durante seis dias e farás todas as tuas obras. O sétimo dia, porém, é o dia do Senhor, teu Deus. Não farás nenhum trabalho, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu animal, nem o estrangeiro que está nas tuas portas. Porque em seis dias o Senhor fez o céu, a terra, o mar e tudo o que eles contêm, mas repousou no sétimo dia”. (cf.Ex 20, 8-11).

Duas coisas de suma importância aparecem no DIA DO SENHOR: o descanso e a santificação da vida. Deus fala que é para a gente não trabalhar e lembra que é para se renovar espiritualmente, pois o Senhor abençoou e santificou esse dia. Não adianta trabalhar no domingo para ganhar mais dinheiro. Esse dinheiro, mais tarde, será gasto em remédio, para consertar o desgaste do corpo e da mente. E nunca mais se recupera a saúde perdida. Deus não faz leis para prejudicar a vida, mas pra protegê-la e ajudar o homem e a mulher a viverem felizes.

Amigo (a) leitor (a), precisamos resgatar o verdadeiro sentido do domingo, como Dia do Senhor. Infelizmente, para muita gente, o domingo não passa de um simples feriado pagão. Não se expressa nenhum sinal de fé, nem oração, nem Evangelho, nem Igreja, nem Missa. É apenas uma parada, como param as máquinas. Além do descanso, o domingo é um dia de alegria e festa cristã. O Concílio Vaticano II diz: “Neste dia os cristãos devem reunir-se para ouvirem a Palavra de Deus e participarem da Eucaristia, e assim lembrarem-se da Paixão, Ressurreição e Glória do Senhor Jesus, e darem graças a Deus que os regenerou para a viva esperança” (cf SC nº 106).

“Domingo” é uma palavra de origem latina e significa “DIA DO SENHOR”. É um dia destinado à nossa renovação espiritual na Igreja, Casa de Deus. E o ato mais importante do domingo é a Santa Missa, que o Concílio chama de “centro e ápice” da piedade cristã.

Temos que ir à Missa todo domingo porque a Missa é a maior, a mais completa e a mais poderosa oração da qual se dispõe o cristão católico.

 

Para refletir:

Que sentido tem o domingo para você?

 

< Voltar em O padre responde

 

  Movimentos / Pastorais / Serviços / Liturgia / Batismo / Leitores / Ministros / Coroinhas / Acolhida

< Voltar a Página Inicial